IFRJ realiza I Workshop de Popularização das Convenções de Química

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi criado em 1972 com o objetivo de coordenar as ações internacionais de proteção ao meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável. A utilização de pesticidas tóxicos, substâncias químicas perigosas e poluentes orgânicos persistentes, que afetam a saúde humana e o ambiente, é tema de discussão nas Convenções de Química que, desde a década de 80, reúnem diversos países em prol do meio ambiente, do bem-estar e da sociedade, a saber: Convenção de Basiléia sobre o Movimento Transfronteiriço de Resíduos Perigosos e seu Depósito; Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado Aplicado a Certos Agrotóxicos e Substâncias Químicas Perigosas Objeto de Comércio Internacional; Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) se prepara para mais um importante acontecimento. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, o IFRJ sediará o “I Workshop de Popularização das Convenções de Química” – I WPCQ. Durante o evento, diversos profissionais irão discutir o papel das Convenções de Química, os avanços tecnológicos que permitem sua implementação no Brasil, além de perspectivas para que o manejo e a produção de substâncias químicas no país possam ser cada vez menos danosos e mais limpos. A primeira edição do WPCQ visa a proporcionar uma formação abrangente a todos os profissionais, sobretudo na área de Química, Meio Ambiente e Biotecnologia, incentivando ações no campo do Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo, assim, na popularização de tais Convenções.

Esta iniciativa recebe apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), FAPERJ, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Conselho Regional de Química - 3ª região (CRQ) e PUC-Rio.

Serviço:
I Workshop de Popularização das Convenções de Química (WPCQ)
Acontece de 4 a 6 de Dezembro de 2013
Local: Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Rua Senador Furtado, 121, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ.
Inscrições e informações: www.gptec.org/wpcq ou (21) 2566-7795
Contato para imprensa: Drª. Ana Paula Salerno / wpcq@gptec.org
Vagas limitadas!


Veja no Google Map

Organização:
Ana Paula Salerno (IFRJ) - Coordenação Geral
Adriana Menezes Salgueiro (IFRJ)
Ana Paula de A. Augusto (IFRJ)
Marcus Vinicius Pereira (IFRJ)
Omar Pandoli (PUC-Rio)
Pâmella Passos (IFRJ)